terça-feira, 19 de novembro de 2013

A Culpa é das Estrelas

imagem de celular, sorry!

Terminei de ler na madrugada do último sábado o livro A Culpa é das Estrelas, de John Green. Acredito que muitos de vocês já conhecem a história de Hazel Grace, uma paciente com câncer terminal obcecada pelo romance Uma Aflição Imperial de Peter Van Houten, e Augustus Waters, um rapaz bonito e irônico que se apaixona a primeira vista por Hazel em um encontro do Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Gus -como era chamado- perdeu uma perna para o osteossarcoma, câncer que afeta os ossos. Ao longo do livro eles descobrem o amor, viajam para Amsterdã e compartilham a delícia que é contar com a amizade e apoio um do outro. Você ri, chora, filosofa -bastante- e, se for como eu, se apaixona por Gus, haha . Fiquei com várias dúvidas ao término do livro: Hazel recebeu as cartas que Gus tinha mandando para Peter? E será que ela conseguiu sobreviver por quanto tempo mais ao câncer?  Mas, vocês sabiam que a Hazel existiu mesmo? Aliás, John Green se inspirou em Esther Grace para criar sua Hazel. Esther Grace Earl e John Green se conheceram em uma conferência em 2009 para fãs de Harry Potter. Eles então se tornaram amigos e John acompanhou a sua morte, em agosto de 2010. Esther (que em Persa, significa “estrela”), nasceu em Agosto de 1994, e foi diagnosticada em dezembro de 2006 com carcinoma papilar da tireoide, já com metástases no pulmão. Com o tumor nos pulmões, ela precisou usar tubos de oxigênio para auxiliar na respiração.


 
John Green comentou sobre Esther e sobre a inspiração que ela foi para escrever “A culpa é das Estrelas”:
“Esther era uma pessoa incomum, e conhecê-la me lembrou de como os adolescentes podem ser introspectivos e ao mesmo tempo ter uma empatia estonteante. Pensar sobre essas qualidades me deu uma nova visão dessa história, que tentei escrever por 10 anos. É importante dizer que Esther era muito diferente de Hazel e que eu certamente não quis me apropriar da história dela. Mas eu jamais poderia ter escrito este livro se não a tivesse conhecido. Ela inspirou cada palavra.
(...)Tentei escrever essa história por muitos anos e continuava falhando, o que era extremamente frustrante. Foi difícil por muitas razões, mas acho que a principal é que eu queria que os personagens fossem pessoas reais – engraçadas, irônicas, com raiva, inteligentes – e eu não queria perder essas características por serem personagens que estavam doentes. Isso foi difícil. Eu seguia caindo no sentimentalismo e romantizando os personagens e sua falta de sorte. Além disso, foi difícil porque eu estava triste. Triste e, francamente, com muita raiva. Isso porque Esther havia morrido, e muitas crianças morriam todos os dias por falta de comida e remédio. Isso começou a consumir minha escrita. Então, enquanto eu queria que o livro fosse engraçado, a pessoa que escrevia estava com muita dor. Porém, escrever pode ser difícil, mas é mais fácil do que 99% dos outros trabalhos. Não é uma tortura ou algo do tipo.”

Em 25 de Agosto de 2010, com 16 anos, Esther faleceu. Há uma fundação chamada “This Star Won’t Go Out” (Essa estrela não se apagará) que foi criada pela família de Esther. A instituição ajuda financeiramente famílias com crianças com câncer. Será lançado um livro contando a história de Esther, intitulado “This Star Won’t Go  Out: The Life and Words of Esther Grace Earl” (ainda sem tradução), o livro terá prefácio de John Green, além de anotações dos pais de Esther.
Segundo o pai de Esther, o sonho dela era ser escritora, ela começou a escrever histórias aos 5 anos e nunca mais parou. O pai pretendia publicar suas cartas, diários e contos de forma independente, mas primeiro apresentou o trabalho para John Green. O autor então mostrou a obra para seu editor, que decidiu publicá-la juntamente com fotos da família focando os últimos dois anos de vida da adolescente. A previsão de lançamento é para janeiro de 2014 nos EUA (sem previsão ainda no Brasil).
 
 
Dois dias depois de sua morte o John postou um vídeo mostrando o quanto estava abalado com a notícia, dando suas condolências à família e dizendo pra Esther descansar em awesome.  




A Culpa é das Estrelas vai virar filme, tendo a atriz Shailene Woodley e o ator Ansel Elgort como Hazel e Gus. Fofos, não? Ela é a Hazel que eu imaginei :)


Nat Wolff vai interpretar o amigo de Gus, Isaac, e Emily Peachy será Monica, a ex-namorada de Isaac. Emily Bach será a mãe de Monica.

Os pais de Hazel, Mrs. e Mr. Lancaster, serão interpretados por  Laura Dern e Sam Trammell, respectivamente.Temos também Willem Dafoe, que será o autor preferido de Hazel, Peter Van Houten.
Por último, Milica Govich e David Whalen interpretarão os pais de Gus, Mr. e Mrs. Waters. Patrick, o líder do grupo de apoio a crianças com câncer, será vivido por Mike Birbiglia.

Incrível a semelhança de Esther e a Hazel do filme :O

Shailene Woodley e Ansel Elgort como Hazel e Gus, esbanjando fofura
 
Pra finalizar o post, tem essa fan art lindíssima que encontrei e decidi compartilhar:
 


 
A previsão é que o filme chegue nos cinemas brasileiros em meados de 2014 :)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário